segunda-feira, 16 de maio de 2011

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OS PRÊMIOS DE COMUNICAÇÃO 2011 DA CNBB


Estão abertas as inscrições para os Prêmios de Comunicação 2011, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A premiação contempla os trabalhos produzidos para o Rádio, com o Microfone de Prata; a imprensa com o Prêmio Dom Helder Câmara; as produções feitas para o Cinema, contempladas pela Margarida de Prata; e Televisão, com o Prêmio Clara de Assis. A CNBB premia os melhores trabalhos publicados entre 1º de março de 2010 e 31 de maio de 2011, cujos objetivos coincidam com valores humanos, cristãos e éticos.

A assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, irmã Elide Fogolari, incentiva os comunicadores a se inscreverem no concurso que tem como um dos objetivos dar visibilidade aos trabalhos culturais produzidos a partir de valores positivos. “É importante que as pessoas se inscrevam porque através dessa premiação muitos trabalhos com valores éticos, humanos e cristãos aparecem e ganham visibilidade no mercado”, disse a assessora.

Irmã Elide também comentou que os Prêmios de Comunicação da CNBB, ao optar por premiar trabalhos voltados para esses três valores, diz não à “banalidade de notícias sensacionalistas” e produções que não valorizam a dignidade humana e a ética. “As pessoas sentem a necessidade de ver produções culturais positivas, uma vez que a grande imprensa divulga muitas notícias banalizadas e sensacionalistas; trabalhos preocupados com valores têm pouca visibilidade; por isso, os Prêmios da CNBB vêm para dar destaque a essas produções que merecem ser vistas e premiadas”.

A entrega dos prêmios ocorrerá no dia 19 de julho de 2011, no Mutirão Brasileiro de Comunicação, no Rio de Janeiro (RJ). Mais informações no hotsite http://www.cnbb.org.br/premioscomunicacao/hotsite.html.

O Prêmio

Criado em 1967, o Prêmio é um esforço da CNBB para promover as produções culturais que contemplam os valores humanos, éticos e cristãos nas categorias Rádio, imprensa, televisão e Cinema.

Na categoria Rádio será concedido o “Prêmio Microfone de Prata”, criado pela UNDA Brasil (União de Radiodifusão Católica), hoje Signis Brasil, em 1989, com o apoio da CNBB, com a finalidade de reconhecer a criatividade das produções radiofônicas.

O “Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa”, foi criado pela Assessoria de Imprensa da CNBB em 2002, e tem como objetivo premiar profissionais da Imprensa escrita. O nome do Prêmio justifica-se porque dom Helder Câmara foi uma personalidade que muito contribuiu para a construção de uma comunicação em estreita aliança com a libertação do homem e elevação dos valores que dão fundamento a uma sociedade justa e igualitária.

O “Prêmio Clara de Assis” para a Televisão, por sua vez, foi instituído pela CNBB em 2005 com a finalidade de premiar produções televisivas nacionais e, o “Prêmio Margarida de Prata para o Cinema” foi criado em 1967 pela extinta Central Católica de Cinema (CNN), da CNBB. É considerado o primeiro prêmio destinado a reconhecer a importância dos profissionais de cinema. Nos mais de 40 anos de sua instituição, se firmou junto à classe cinematográfica brasileira como um dos mais importantes do país.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: